O
que é PET?
PET
é um Programa de Educação Tutorial, criado em 1979, aperfeiçoado e ampliado
durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da CAPES. A partir do ano
2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino
Superio-SESU/MEC.
É
designado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades
destacadas em cursos de graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de
Educação ou por outro órgão por sua determinação. O apoio é concedido ao curso
por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação
desde que obedecida as regras do programa.
O
PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. E procura propiciar aos
alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de
atividades extracurriculares que complementam a sua formação acadêmica,
procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de
graduação e ampliar ou aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que
integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma
melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
Assim
sendo, o PET não visa apenas proporcionar a seus componentes e aos alunos do
curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a
responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como membro da
sociedade.
OBJETIVOS
GERAIS
Promover
o desenvolvimento da qualidade acadêmica dos graduandos, de forma direta e ou
indireta, estimulando o predomínio de valores que reforçem a consciência social
de todos os envolvidos, levando a uma melhoria geral dos cursos de graduação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Favorecer
uma formação acadêmica de elevado nível, visando à formação de profissionais
críticos e comprometidos, através:
do
desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo;
do
envolvimento dos integrantes em tarefas que propiciem aprender e o refletir
criticamente;
da
discussão de temas relevantes para o exercício profissional;
da
integração da formação acadêmica com as futuras atividades profissionais;
da
participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Estimular
a melhoria do ensino de graduação por meio de:
desenvolvimento
de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso.
atuação
dos integrantes como agentes disseminadores de novas idéias e práticas;
desenvolvimento
de atividades que promovam o contato dos integrantes e demais alunos do - curso
com a realidade social em que o grupo/curso estejam inseridos, estimulando a - amplitude da consciência do papel do aluno/curso, perante a sociedade.
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