Mostra de Cinema


Mostra de Cinema Brasileiro:

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: BETO BRANT, KARIM AÏNOUZ e TONI VENTURI - seleção: Prof. Dr. Leonardo F. Soares
Resumo: A mostra reúne três filmes brasileiros produzidos nos últimos anos: Crime delicado (2006), dirigido por Beto Brant; O céu de Suely (2006), dirigido por KarimAïnouz; Estamos juntos (2011), dirigido por Toni Venturi. A escolha se pautou na representatividade dos três cineastas do que de melhor se tem produzido no Brasil hoje em termos de cinematografia. Há também um outro elo, todos filmes contam com personagens femininas fortes e marcantes, Inês, Hermila/Suely e Carmem defendidas por intérpretes não menos viscerais: Lilian Taublib, Hermila Guedes e Leandra Leal, respectivamente.

1. (29/10) 14h - Crime delicado. Brasil/2006. Direção: Beto Brant. Roteiro: Marçal Aquino, Beto Brant, Marco Ricca, Maurício Paroni de Castro e Luiz Francisco Carvalho Filho Baseado no romance Crime delicado, de Sérgio Sant’Anna.
Sinopse: Crítico de teatro consagrado, Antônio (Marco Ricca) conhece, em um encontro fortuito, a jovem Inês (Lilian Taublib). Desinibida, atraente e portadora de inúmeros e inesperados aspectos, Inês não se encaixa nos esquemas racionais de Antônio e o desestabiliza. Além disso, ela mantém um relacionamento ambíguo com o artista plástico José Torres Campana (Felipe Eherenberg). Forma-se, então, um triângulo “delicado”: o crítico, a musa e o artista. Duração: 87 min.


 
2. (30/10) 14h - O céu de Suely. Brasil/2006. Direção: KarimAïnouz. Roteiro: Maurício Zacharias, Felipe Bragançae KarimAïnouza partir de argumento de KarimAïnouz e Maurício Zacharias
Sinopse: Hermila (Hermila Guedes), uma jovem de 21 anos, retorna de São Paulo para Iguatu, no sertão cearense, com o filho e à espera do marido, Mateus, com o plano de montar uma banca de CD’s e DVD’S. Porém, passam-se dias e Mateus não chega.  A casa da avó, Zezita (Zezita Matos), e da tia, Maria (Maria Menezes), é acolhedora. Mas não demora muito para que Hermila se dê conta de que precisa ir embora outra vez, para qualquer lugar desde que seja longe dali. Duração: 88 min.


3. (31/10) 14h - Estamos juntos. Brasil/2011. Direção: Toni Venturi. Roteiro: Hilton Lacerda.
Sinopse: Para a jovem médica Carmem (Leandra Leal), o mundo começava a moldar-se conforme seus planos. Uma vida independente, para ela que veio da pequena cidade de Penedo, na agitada São Paulo. Seu melhor amigo é Murilo (Cauã Reymond), que conhece desde quando era pequena. Murilo é homossexual e trabalha como DJ. Ambos irão se interessar pelo jovem músico argentino Juan (Nazareno Casero), além disso, há a figura de um enigmático homem, Angelo (Lee Taylor), que acompanha Carmem em seus momentos de intimidade.  As coisas começam a mudar quando ela é diagnosticada com uma doença séria. Duração 95 min.